Abacate: Moda ou novo protagonista no Agronegócio?

Nos últimos 10 anos o abacate deixou de ser uma fruta considerada calórica, “pesada”, para tornar-se na opinião dos estudiosos em nutrição, um superalimento. Foi revelado que, além de possuir inúmeros nutrientes importantes para a saúde, o abacate é uma ótima fonte de ômega 6 e ômega 9, considerados “gorduras boas”.

O consumo de abacate está aumentando impulsionado pela busca por hábitos alimentares mais saudáveis. A visibilidade do produto se ampliou no hortifrúti. No Brasil o fruto é tradicionalmente associado a vitaminas e sobremesas, no entanto seu uso está sendo diversificado. Hoje o abacate, vai até mesmo além da cozinha mexicana, surgindo em diversas receitas: saladas, canapés, sanduíches, molhos, entre outros.

O mercado geralmente é cíclico. Dados mais recentes do IBGE indicam que em três anos a produção nacional poderá dobrar de volume. Esse crescimento na produção, coincide justamente com a maior procura internacional. Cabe a nós a viabilização de novas oportunidades.

Moda ou novo protagonista? Além dos fatores citados, quantos outros compõe a equação que responderá essa pergunta?  É para pensar mesmo, mas o horizonte é promissor!

INSTITUCIONAL

SEEA

COMUNICAÇÃO

Todos os direitos reservados © 2021